
O Mina de HQ surgiu em 2015: um projeto multiplataforma independente e feminista com direito a revista impressa, site, newsletter, clube de leitura e perfis nas redes sociais. O objetivo é “gerar reflexões a partir da produção e leitura de quadrinhos, assim como dá visibilidade ao trabalho de mulheres cis e pessoas trans – e suas intersecções”.
Após muitas realizações, com direito a prêmios e homenagens, o Mina de HQ comemora dez anos de vida lançando um livro: “Quadrinhos, diversidade e insurgência“, organizado por Gabriela Borges e Dani Marino.

Abaixo, a sinopse do livro:
“Este livro é, ao mesmo tempo, manifesto e celebração. Reúne dez anos de conquistas, memórias e afetos da Mina de HQ, projeto que transformou o modo de ler, pensar e produzir histórias em quadrinhos no Brasil. A publicação costura diferentes vozes, narrativas e territórios em torno da diversidade e da representatividade na cena – um mosaico de experiências que afirma a pluralidade como força criativa e política, e celebra mulheres cis e pessoas trans no campo das HQs. Mais do que registro, é um convite para percorrer trilhas de leitura, revisitar memórias coletivas, conhecer artistas das cinco regiões do país e vislumbrar futuros possíveis – para nossa sociedade e para o mundo dos quadrinhos.”