Quando o belga Peyo criou os Smurfs, em 1958, eles eram meros coadjuvantes em uma série de aventura que ele então produzia: “Johan et Pirlouit”, publicada em “Le Journal de Spirou”.

Pequenos em tamanho, grande em sucesso: os Smurfs ganharam uma série própria e viraram álbuns em quadrinhos, séries de TV, selos, moedas e filmes – como a animação “Smurfs”, dirigida por Chris Miller e que estreou recentemente nos cinemas brasileiros (trailer abaixo).

Aproveitei este momento em que estamos de olho na aldeia comandada pelo Papai Smurf para apresentar, em minha coluna semanal na TV Cultura, 10 curiosidades sobre os Smurfs: dos Emmys ao asteroide, passando até por paródias eróticas (??!!).

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169