
A notícia não é recente (nem deste mês!), mas pela importância da autora, acho bacana compartilhar aqui. A editora JBC anunciou a reimpressão completa de “Ranma ½“, popular mangá de Rumiko Takahashi que já saiu duas vezes no Brasil – a primeira, infelizmente, incompleta.
Rumiko Takahashi é um dos grandes nomes da história dos mangás. Ela é uma das raras pessoas a ter vencido em duas ocasiões o Shogakukan Manga Award, um dos maiores prêmios japoneses para quadrinhos. A primeira foi em 1980, por “Urusei Yatsura” (publicada no Brasil sem autorização da editora e da artista); a segunda, em 2001, por “Inuyasha” (que saiu no Brasil pela JBC). Em 2019, ela se tornou a segunda mulher a conquistar o cobiçado Grande Prêmio do Festival de Quadrinhos de Angoulême, concedido pelo conjunto da obra.

“Ranma ½” saiu no Japão entre 1987 e 96. No Brasil, começou a sair dois anos após seu término lá no Japão, pela Animangá, mas a publicação foi interrompida após o lançamento do número 29.
O leitor brasileiro só pode ler a série completa com a publicação da JBC, que lançou os 38 volumes entre 2009 e 2013. Estas edições, entretanto, só são encontradas em sebo – e olhe lá. Por isso, essa republicação é bem vinda! A editora ainda não anunciou quando o volume 1 sairá, mas noticiaremos aqui no Hábito de quadrinhos.

Abaixo, a sinopse da JBC:
“Ranma Saotome é um jovem estudante de artes marciais. Certo dia, ele e seu pai partem para uma jornada de treinamento em Bayan Har Shan (Montanhas Bayankala), na província de Qinghai, na China. O local é extremamente perigoso, pois abriga inúmeras fontes tidas como amaldiçoadas. Diz a lenda que pessoas e animais morreram nelas e por isso, quem cair numa, passa se transformar na vítima que se afogou nelas. Para o azar de Ranma e de seu pai, Genma, ambos caíram em fontes durante o treinamento. O resultado é que o jovem artista marcial agora se transforma em garota sempre que se molha em água fria, voltando ao normal somente quando entra em contato com água quente. Já seu pai transforma-se em um imenso panda. De volta ao Japão, o pai de Ranma, sempre pensando em seu bem-estar, arruma um casamento para o filho com umas das filhas de seu velho amigo Soun Tendo. Este por sua vez, quer que uma de suas filhas case para dar sequência ao Estilo Vale-Tudo de Artes Marcias, criado por sua família. Akane, a mais temperamental das três filhas de Tendo, acaba sendo a escolhida. O problema é que nem ela nem Ranma aceitam o casamento arranjado. E não é só isso, Akane e a versão mulher de seu noivo ainda dividem o coração do veterano Kuno, o valentão da escola. Pior ainda é que Ryouga, antigo desafeto de Ranma, também se apaixona por Akane. Sem contar as outras “noivas” do herói que surgem ao longo da história ? em sua grande parte por causa de alguma falcatrua passada de Genma. E assim, a confusão está instaurada na Academia Tendo de Artes Marciais.”