
Adoro os quadrinhos da Laerte. E sua versão de Deus sempre esteve entre meus personagens favoritos: parece um parente mais velho, levemente fanfarrão, eternamente bem-humorado, dono de um coração enorme e, por vezes, sem noção. Aposto que você tem alguém assim na família.
Eu acompanhava com gosto esta série na “Folha”, e comprei os 3 volumes em que foi reunida. Há momentos de humor surreal, de trocadilhos, brincadeiras com conceitos metafísicos e até algumas tiras dramáticas e emocionantes. Biscoito fino.

Pois bem. Está no Catarse um volumão que reúne esta série completa. Abaixo a descrição da sua editora, a Tábula:
“A HQ reunirá todas as edições já publicadas, mais tiras inéditas em uma edição INTEGRAL de 240 páginas!
Nos anos 2000, foi publicado pela editora Olho d’Água, três volumes reunindo as tiras da autora. Porém, o primeiro volume veio em preto e branco, enquanto os demais coloridos. A nossa versão, será totalmente colorida e ainda contará com tiras inéditas. Mais de 40 páginas a mais que os três volumes publicados anteriormente.
A série de tiras publicadas originalmente aos domingos no jornal Folha de São Paulo, escritas e desenhadas por Laerte, são usados os elementos do imaginário cristão, além de seu protagonista, Deus, em situações que vão de hilárias a satíricas.
Laerte mistura anjos, santos, diabo, céu e inferno com situações triviais, enquanto apresenta um Deus quase humano com reflexões filosóficas, críticas e humor. Os temas vão do sexo dos anjos às orações e os pecados humanos. Para Frei Betto, que assina um dos paratextos do livro, o que Laerte faz é um “santo humor”. “Livra-nos daquela imagem de um Deus carrancudo, mal humorado, provedor do inferno, para nos aproximar da imagem evangélica que Jesus nos passa: Deus é amor, mais íntimo a nós do que a nós mesmos”, diz o religioso. O omnibus ainda conta com textos de Maria Rita Kehl e Índigo.”
